O eficácia do óleo depende da escolha do cosmético certo. A porosidade capilar é fundamental para um cuidado eficaz. A camada de cabelo mais externa é responsável pela melhor ou pior absorção do óleo. Antes de realizar o tratamento, saiba qual é o seu tipo de cabelo e ajuste-o ao óleo vegetal que contém as partículas com as dimensões ideais.

Já tem um plano em mente quando vai às compras. Você tem um determinado problema e vai procurar o cosmético que apresentará a solução. Sabe pouco sobre a construção da pele e do cabelo, pelo que é fácil ficar tentada com o facto de o cosmético ser recomendado, por exemplo, para cabelos danificados. No entanto, pode não conter ingredientes que consigam resolver o problema.

É por isso que é tão importante conhecer a sua porosidade capilar. Se conhecer o seu tipo de cabelo, é mais fácil escolher o produto perfeito. Uma análise breve da composição irá permitir (ao escolher o cosmético na loja) determinar se o cosmético contém, ou não, óleos essenciais para o seu cabelo. O que deve então saber?

 

O que é a porosidade capilar?

A porosidade capilar é o nível de subida das cutículas e a forma como afeta a estrutura do cabelo. Quanto maior a porosidade, mais subidas estão as cutículas, maiores os danos e mais áspera será a estrutura do cabelo.

Que tipos de porosidade existem?

1. CABELO COM POROSIDADE BAIXA

Este tipo de cabelo é aparentemente saudável. Os fios estão bem protegidos pelo escudo de cutículas seladas, sendo mais difícil danificá-los. Infelizmente, isso também piora a absorção, aumenta o enfraquecimento e o cabelo fica pesado. O cabelo com porosidade baixa é macio, o que pode tornar a estilização mais cansativa. Um cabelo naturalmente pouco poroso é liso, pesado e achatado (adere à pele), então, sem um óleo que ajude a aumentar o volume e um penteado elegante, parece uma ilusão. Os cabelos macios estão propensos a afastar-se da haste, enquanto que os cosméticos de estilização são confrontados pela barreira feita de cutículas seladas. Isto torna tudo mais difícil.

2. CABELO COM POROSIDADE ELEVADA

O cabelo precisamente oposto ao cabelo com porosidade baixa é o cabelo muito poroso. Se tem este tipo de cabelo, deve optar por óleos de regeneração profunda e ação intensa. O cabelo com porosidade elevada está extremamente danificado. A origem do problema pode estar nos genes, tornando o cabelo mais suscetível ao enfraquecimento, ou no cuidado capilar impróprio. Os alisamentos frequentes, os clareamentos regulares e o uso permanente do modelador de caracóis causam, por exemplo, secura, falta de brilho, fragilidade, quebra, pontas espigadas, queda excessiva de cabelo, etc.

3. CABELO COM POROSIDADE MÉDIA

O tipo d cabelo mais difícil de descrever é o cabelo com porosidade média, apesar de ser esta a porosidade da maior parte das mulheres em todo o mundo. Diz-se que o cabelo com porosidade média se encontra entre os dois tipos previamente apresentados. Está mais danificado do que o cabelo com porosidade baixa, mas menos danificado do que o cabelo muito poroso. Na verdade, podem ser diferenciados dois subtipos de porosidade média:

  • mais próxima da porosidade baixa,
  • mais próxima da porosidade elevada.

Para determinar o aspeto do cabelo com porosidade média, convém dizer-se que todos estes sinais podem estar presentes, mas nem todas as características são obrigatórias. O cabelo com porosidade média pode ficar mais ou menos frisado com a humidade. Está muitas vezes propenso a ficar com as pontas espigadas e fica seco a partir da metade do comprimento. O couro cabeludo pode estar oleoso e sofrer de caspa, enquanto que os bulbos estão mal enraizados na pele, tornando o cabelo mais suscetível a cair. O cabelo com porosidade média também pode ser problemático no que toca à estilização – é difícil de pentear, e os cosméticos de estilização errados podem piorar significativamente a condição do cabelo.