Vale a pena confiar nos óleos naturais, se deseja ter um cabelo saudável e bonito. Estas substâncias vegetais há muitos anos que são usadas por mulheres em todas as regiões do mundo. Elas sabem que o tratamento capilar com óleo é uma forma totalmente natural e segura de melhorar o estado do cabelo. Nutre, fortalece, suaviza, confere brilho e centenas de efeitos diferentes.

Conheça os melhores métodos de tratamento capilar com óleo e descubra como executá-lo corretamente. Ao contrário do que parece, este não é um procedimento difícil, embora existam vários métodos diferentes. Todos eles têm as suas vantagens e desvantagem que valem a pena experimentar no seu cabelo. Fique a conhecer as técnicas de tratamento capilar com óleo básicas e escolha aquela que satisfaz as suas necessidades.

Que métodos de tratamento capilar com óleo existem?

Tratamento com óleo em cabelo seco

Neste caso, o óleo é aplicado em cabelo seco. Pode fazê-lo antes da lavagem, por exemplo, um ou duas horas antes. Assim dá tempo para que o cabelo absorva o óleo e todos os seus ingredientes nutritivos. Aconselha-se a realização deste tratamento intenso antes da lavagem do cabelo, quando o cabelo começa a demonstrar sinais de necessitar de uma regeneração profunda. Se desejar apenas suavizar o cabelo, facilitar o pentear ou garantir um acabamento brilhante, aplique o óleo em cabelo seco após a estilização.

  • este é um método que demora pouco tempo,
  • é ótimo quando deseja manter o óleo no cabelo durante a noite,
  • perfeito para óleos leves com absorção rápida (p. ex. óleo de marula).

Tratamento com óleo em cabelo molhado

Esta técnica é escolhida com muito mais frequência, pois proporciona uma ação ainda mais eficaz. Deve-se tudo às propriedades da água, que ajuda a transportar as substâncias nutritivas para a estrutura interna do cabelo. A água quente resulta na subida das cutículas, fazendo com que o cabelo colabore melhor com o óleo. Pode molhar o cabelo antes da lavagem e aplicar o óleo durante mais tempo. Contudo, é feito mais frequentemente depois da lavagem, com o cabelo ainda húmido, antes da estilização e da secagem.

  • o melhor método, se deseja uma ação intensa,
  • mais eficaz quando realizado durante a noite,
  • método perfeito para óleos espessos, cuja absorção é suportada pela água.

Tratamento capilar com óleo na bacia

Diz-se que o tratamento capilar com óleo na bacia proporciona os melhores resultados, mas, na verdade, é uma técnica raramente utilizada. É uma técnica demorada, pois precisa de preparar um locais e os acessórios necessários para o tratamento. Adicione a uma bacia com água quente uma mistura de óleos na quantidade que considera ser adequada. Só então mergulhe o cabelo na bacia por vários minutos, para que os óleos sejam absorvidos. É uma técnica um pouco cansativa, mas os resultados são semelhantes aos obtidos nos tratamentos em cabelo molhado mais longos (p. ex. durante a noite).

  • uma das técnicas mais morosas,
  • proporciona uma distribuição perfeita e uniforme no cabelo,
  • os resultados do tratamento capilar com óleo na bacia são mais rápidos de observar e mais eficazes.

Tratamento capilar com óleo em spray

O quarto método e o menos popular é o tratamento capilar com óleo em spray. Neste caso, os efeitos são menos impressionantes, contudo, a aplicação é rápida e descomplicada. Basta fazer uma preparação em spray usando um frasco com um atomizador (p. ex. água com a sua mistura de óleos favorita) e aplicar o óleo antes ou depois da lavagem, ou durante o dia. O atomizador irá revestir delicada e uniformemente o cabelo com uma pequena quantidade do produto, pelo que é ótimo para conferir brilho e facilitar o pentear.

  • proporciona uma ação condicionadora delicada, mas pouca regeneração,
  • perfeito para usar ao longo do dia, quando deseja conferir brilho,
  • este método é menos demorado e muito conveniente.

Que método de tratamento capilar com óleo deve escolher?

A grande vantagem dos óleos capilares é a sua utilização universal e falta de regras rigorosas. As quatro técnicas básicas de tratamento capilar com óleo podem ser modificadas conforme desejar e combinadas entre si. Se nenhum dos métodos acima referidos se ajustar às suas necessidades, retire partes do primeiro, do segundo e do terceiro. Pode, por exemplo, realizar o tratamento em cabelo molhado – revista o cabelo com uma mistura de óleos leve e a água irá permitir que os ingredientes preciosos penetrem nas estruturas capilares internas.

Pode ajustar o tratamento ao seu estilo de vida. Se tiver pouco tempo disponível, aplique o óleo logo após lavar e retirar o excesso de água. Remova o óleo com água passados alguns minutos, antes de aplicar o bálsamo corporal. O cabelo ficará nutrido em menos de nada. Se tiver um pouco mais de tempo, realize o tratamento noturno para uma regeneração intensa e efeitos melhores. É especialmente recomendado para cabelos danificados. Para as mulheres que não gostam de confusões com o óleo, o melhor será realizar o tratamento na bacia ou com spray.